Deixa crescer

 

Pobre coitadinho, saiu do ovo anteontem, agora que vive tem que ser cuidado. Tem que cuidar, não deixe ele fazer besteira. Cuide dele por onde vai, se vai muito, se machuca. Avisa logo antes que cresça, certo mesmo é ficar no chãoCom essas palavras sendo ditas o indivíduo pequeno de olhos arregalados nem tinha o que responderNão adianta, não vai voar. Você não aprende! Já te falei que não é assim, você é muito burro, mas que gente tapada! Sonhos para vocês só se for o doce…

Para. Cala a boca, guarda sua opinião e escuta. Acima de tudo de um pouco atenção aos outros. Aos mais novos, aos desconhecidos e aparentemente sem conhecimento algum. Deixe um pouco de gastar tempo, energia e saliva, e não repete a mesma coisa que você acha que conhece, só de soberba, enquanto considera que quem nasceu ontem não sabe de nada.

Este que só fala, viciado num mesmo estado. Nem é doença, fala de inveja mesmo. Foi criado achando que nem tinha que procurar nada. Vê no jeito do outro de segurar a felicidade a morte de sua sorte, só pode. Vem com aquela velha opinião formada sobre tudo. Acho essas pessoas tão iguais, sempre fazendo um esforço tremendo para parecer legal.

Querem dizer. Quem tem e quem não, quem pode e quem não. Rasga coração. Alegria, capacidade, paixão. Sobre juventude isso é só um pouco do que dirão. Todos têm um horizonte a frente. Não coloquem peneiras, cercas ou muros no caminho de ninguém. Por amor, por favor, entende e tente não atrapalhar nenhum futuro. Não dá para confundir casa com NASA. Veja e aprenda com o que há. Só voa quem quer, não quem tem asa.

Pense jovem, criatura pequenina, é esperta e cheia de segredos. Não precisa de opinião sobre tudo, nem sabemos quem somos, admitam. Se hoje eu te odeio, amanhã lhe tenho amor. Chato, é chegar a um objetivo num instante. Leve a vida como se o amanhã não existisse. Ser jovem é ir a uma festa para ser a hora de ultrapassar limites e tornar-se independente. É triste reconhecer, mas chegamos no tempo em que o essencial que muitas das vezes é exigente e desafiador, causa aversão em muitos. Você é você. Estou certo que existem coisas formidáveis por toda a estrada. Por fim, pense no chaves: Se você é jovem ainda, jovem ainda, jovem ainda… Busquemos estar no mesmo lugar, pois velho é quem deixa de aprender. Não diga não a vida que te espera. Pra festejar a alegria de viver. Pra agradecer a luz do teu caminho. Você vai tudo isso entender. E a juventude volta sempre outra vez. A juventude nunca morrerá.

Compartilhe:

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *